quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tilápia com missô

O dia no escritório ontem não permitiu um almoço que rendesse material para um post, mas o jantar compensou!

Imagina... porque você pediu, o tio vai e pesca tilápias fresquinhas no sítio onde ele mora (na verdade ele não pesca, pesca... ele joga a rede no tanque onde cria os peixes e pega as tilápias, não é a cena d´ele sentado todo tranquilo embaixo de uma árvore pescando a tarde inteira enquanto pensa na vida. O importante é imaginar os filés de tilápia fresquinhas!)

Aí o outro tio tempera as tilápias com missô e quando você chega à noite do trabalho a janta está pronta na casa dele!

Essa tilápia no missô que meu tio faz é a campeã.
Ele passa sal nos peixes, depois dissolve o missô na pinga, e mistura tudo. Coloca um pouco de pimenta e é só colocar na frigideira! Segundo ele, é simples assim. Mas tem o toque dele, porque se eu fizer em casa, certeza de que não fica igual.

O gosto é muito melhor do que a aparência

 

Pra quem não sabe, missô é uma pasta à base de soja, que é a base do missoshiru (missô = pasta, shiru = caldo), que tem em qualquer restaurante japonês (muitas vezes como cortesia).

Pra acompanhar a tilápia, não precisa mais nada além de gohan*, uma saladinha e o missoshiru.
*Gohan (leia-se "gorran") é o arroz japonês, aquele papa sem sal. Mas não é qualquer arroz, com o arroz japonês (cateto), fica com outro gosto! Aqui fala mais um pouco sobre o gohan.

Assim como o tempero do feijão é diferente de cada um que o prepara, o tempero do missoshiru também é diferente, mesmo a base sendo água e missô. Esse do meu tio tinha ovo e cebolinha. 
Não estava nada bom não, viu...!!!


 

Um comentário:

  1. Anônimo5:19 PM BRT

    Nossa sensacional, parece ser muito bem preparado e gostoso, passo vontade aqui bjs!

    ResponderExcluir